top of page
  • Carlos Rio

Noites animadas

A Bela Dama!

As noites continuam animadas na Mata de folhosas e pinhal entre Apúlia e Fão, o que tem permitido a recolha de imagens, vídeo e fotografia, que serão importantes para o trabalho que estou a fazer e que vos expliquei no post anterior.

É rara a noite em que uma ou duas Ginetas, as duas em simultâneo por vezes, não visitam esta zona de caça!

O abrigo fotográfico e observatório que ali foi colocado para inventariar as espécies daquela porção de floresta, com o objectivo de mostrar a todos como é importante a preservação daqueles espaços, continua a ser muito útil e tem sido de uma grande importância para a aprendizagem sobre esta mata e seus habitantes. Há no entanto uma situação que me está a preocupar bastante: a falta de água!

Esta zona que era rica de Loureiros, está a secar.... há manchas de Loureiros novos que serviam de esconderijo e proporcionavam sombras e frescura para os animais, sobretudo as aves, estão praticamente todos a secar. O tanque colocado neste local começa a ser pouco para os animais, aliás a sensação que tenho é que muitas das aves se estão a afastar para zonas mais confortáveis! É muito triste sentir, a cada dia, que a vida parece estar a fugir... Espero que seja uma situação transitória, mas pelo que se vai vendo por este mundo fora... Como seria bom a criação de um espaço com água disponível!!! Pelo menos as Ginetas continuam a frequentar o espaço! E eu continuarei o trabalho que me propus... para as gerações futuras!

Comments


bottom of page