Marouços, o último refúgio
"Marouços, o último refúgio", é um projecto que materializa o lema que define o meu objectivo enquanto fotógrafo de natureza e naturalista: "DAR A CONHECER PARA PRESERVAR"!
Para desenvolver em mais ou menos dois anos e meio, já está no terreno, em trabalho de campo há cerca de um ano e estimo terminar no final do próximo ano.Um vídeo em formato de documentário que abordará a "Mata de folhosas e pinhal entre Apúlia e Fão" em diversos aspectos mas com destaque para sua biodiversidade, uma exposição que percorrerá as escolas do Concelho e que complementará visitas de estudo para alunos e pais ao local onde está a ser gravado o documentário e mais dois mini documentários para crianças do 1º Ciclo.
Outras formas de divulgar este pedaço fabuloso do PNLN com certeza que também poderão surgir partindo deste projecto.
É um legado que pretendo deixar às gerações que agora estão a nascer porque temo que o futuro desta mata e desta parte do PNLN não resistam por muito mais tempo.
A concretização deste projecto não depende apenas de mim, pelo menos no tempo que apontei para o dar como terminado.
Agradeço a todos aos amigos que me têm apoiado no terreno, aos que com experiência neste tipo de trabalho me aconselham e aos que com as suas empresas me dão apoio logístico em diversas valências.
Irei ao longo do tempo dando conta das ajudas institucionais por parte das entidades que entenderão a utilidade deste projecto.
A Gineta
A Gineta, a "Dama da Noite", é o animal que está na origem deste projecto e deu origem ao logotipo.
Furtiva, esquiva, com hábitos sobretudo nocturnos, percorre a mata na sua maioria do tempo através das copas das árvores, descendo para caçar e alimentar-se.
No chão move-se como um fantasma mesmo no meio da mata mais densa: não se ouve e raramente se vê!
É um belo animal mas que nesta mata é perseguido e morto! Morre também por atropelamento quando faz movimentos que a obrigam a atravessar estradas.
A par da sua mata deve, tem, que ser protegida!
O abrigo
Esta estrutura é uma peça fundamental deste projecto.
Colocadas câmaras que registam em vídeo os movimentos e de forma automática, 24 horas por dia, em várias partes da mata, foi possível perceber que animais a habitam, em que locais e as suas rotinas. Estudadas estas informações recolhidas pelas máquinas e por centenas de horas e muitos meses de observação directa também, este foi o local escolhido para montar o abrigo.
Passam-se muitas horas de dia e de noite, a observar. fotografar e filmar, dentro deste abrigo.
Apesar desta área estar dentro da área do PNLN, trata-se de um terreno particular, o que significa que para além das autorizações das entidades responsáveis também foi necessária a autorização do proprietário do terreno.
A importância das câmaras de seguimento de animais selvagens é enorme e uma das principais ferramentas que utilizo para estudo da fauna que habita a mata e as áreas circundantes!
Este mosaico mostra desde a Coruja-do-mato, à Gineta e ao Açor...
As câmaras
O trabalho de casa
Muito do trabalho final, mais do que a maioria das pessoas pensa, resulta de muitas e muitas horas de trabalho, de estudo e preparação em casa.
À medida que se vai fotografando e sobretudo para o documentário, filmando, é necessário ir imediatamente catalogando, escolhendo clips, montar sequências, nem que mais tarde se tenham que fazer alterações. Mas é conveniente tomar notas e ter a informação recolhida, que são centenas de horas de vídeo, e devidamente catalogada para que depois não seja ainda mais complicado procurar o que se precisa e para que nos lembremos de todo o material recolhido de forma a que edição final seja o menos complicada possível.
A importância das crianças
As crianças são, do meu ponto de vista, o destino principal deste projecto.
É necessário que lhes seja transmitida de forma clara e pedagógica a mensagem da importância que elas têm para a conservação do mundo natural.
Para isso trazê-las ao campo, explicar-lhes como funciona o mundo natural, mostrar a vida selvagem e mostrar como, por exemplo, um fotógrafo de vida selvagem actua no terreno de forma a entusiasmar e despertar interesse!
Apoio e parcerias
Este trabalho é complexo e depende em determinadas situações de logística que sozinho seria complicado conseguir!
O apoio de empresas de amigos que também se identificam com os objectivos que pretendo alcançar em termos de divulgação e sensibilização, tem sido e continuará a ser muito importante.
É de inteira justiça divulgar essas empresas e as instituições que também são parceiras.